“Ela partiu!”

Uma das melhores músicas do Tim, foi lançada em 1977 (junto com outra pérola: “Meus inimigos”) no obscuro e raro compacto “Tim Maia e Marku Ribas” pelo selo Underground da gravadora Copacabana.

Como o nome já entrega, esse EP é dividido com Marku Ribas que conta com as músicas: “Meu Samba Reguê” e “Kac”.

No mesmo ano,  a mesma gravadora lançou “Tim Maia e Convidados” com essas 2 do Tim, “Meu Samba Reguê” do Marku, mais Belchior, Bebeto, Eduardo Araújo e Sivinha, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, Luis Vagner, Lee Jackson, Wilson das Neves, O Terço e Orlandivo.

Muitos acham que “Ela partiu” e “Meus inimigos” são do disco “Racional Vol1” e chegaram a reclamar do CD de re-lançamento da Trama que não vinha com ambas.

Isso porque as 2 circularam como faixa-bônus nas fitas k7 da época e nos downloads desse disco atualmente.

Até a Coleção Abril cometeu essa gafe, citando-as no encarte e depois lançando uma errata eliminando as citações.

Além das duas letras serem totalmente “estranhas no ninho” Racional, vocês podem ver que elas não aparecem por aqui.

Enfim…se divirtam com a canção original e ela sampleada pelo Racionais Mc’s, servindo como base para a clássica “Homem na estrada”, ao vivo no Rio de Janeiro. Aliás o nome do grupo é uma homenagem à essa fase esotérica de Tim.

Original:
“Ela partiu!”
Tim Maia
Compacto: “Tim Maia e Marku Ribas” (1977)

Sample:

“Homem na Estrada”
Racionais MC’s
Álbum: “Raio X do Brasil” (1993)

 

 

Letra:
Ela partiu
Partiu e nunca mais voltou
Ela sumiu, sumiu e nunca mais voltou
Se souberem onde ela está
Digam-me e vou lá buscá-la
Pelo menos telefone em seu nome
Me dê uma dica, uma pista, insista
Ei! e nunca mais voltou
Ela sumiu, sumiu e nunca mais voltou
Ela partiu, partiu
E nunca mais voltou
Se eu soubesse onde ela foi iria atrás
Mas não sei mais nem direção
Várias noites que eu não durmo
Um segundo
Estou cansado
Magoado exausto
E nunca mais voltou

Download:
1977 – “Tim Maia e Marku Ribas” (compacto)

5 Respostas para ““Ela partiu!”

  1. Olá! Eu não encontro as faixas “ela partiu” e “meus inimigos” em nenhum cd? Obrigado!

  2. Olá Lenes,
    leia o post e verá que ambas as músicas foram lançadas num compacto bem raro, depois foram relançadas numa coletânea de artistas e, atualmente, figuram como bônus na maioria dos downloads do “Racional Vol.1”.
    Baixe o compacto aqui: https://docs.google.com/open?id=0B99o4uOBsV3JMmU3NDkyNTEtMjQyMC00MGE4LWI1ZTgtYWE0YjE5OTU5ODA3
    abraço

  3. Valeu! Sempre tive essa dúvida se ela partiu foi realmente lançada durante a fase racional… nem que fosse em single duranto seu início. Confesso que fiquei meio decepcionado por saber que não é da mesma época rsrs.

  4. Lucas de Souza Freitas

    Desculpa, queria tirar uma duvida, tava olhando alguns músicas antigas na internet, e achei um clássico, que no início da introdução do instrumental toca algo parecido com o inicio da música ” Ela Partiu” do tim maia, que como todos sabem serviu de sample para ” Homem na Estrada” do Racionais M’cs, Só queria saber se existe a possibilidade do tim maia ter se utilizado de sample também, vou deixar o link do clássico a baixo, e peço que de uma olhada, aguado sua resposta, Obrigado.

  5. Olá. Vi esse vinil a venda numa loja do Centro de São Paulo. A mão coçou para comprar, mas estava muito caro. Achei na internet, estou ouvindo sem parar desde ontem. Tenho uma dúvida: Na faixa “Na Hora do Almoço”, quem canta com Belchior? São três pessoas; nenhuma delas é o Tim Maia.

    Obrigado

Deixe um comentário

